quarta-feira, 19 de março de 2014

Cancelas, veredas e paixões

À mim cabe o tempo assistir
hoje depois da revoada de paixões
minha razão sabe sentir

hoje me cabe plantar sementes de amor
e espreitar o flor(e)cimento
Tranquilamente intranquilo
como Zambeze, o rio, infestado de crocodilos

Hoje me cabe cheirar o vento e ver o valor
de quem se encoraja a saltar minhas cancelas
viajar em minhas veredas
ver minha profundidade e meu vazio
bem de perto

Hoje quero viver o arrebatamento
o desvario do sentimento que se espraia em mim
eu não desisti de amar,

hoje quero, mais do que nunca
o prazer de cada vão momento
destilar poesia, ainda que em tempos de guerra

à mim cabe esperar que alguém me invada
se amalgame e ame, tatue-se nas brenhas do meu coração
quero sombra pra descansar sem assombro

à mim cabe a dor dos corações partidos,
dos quereres que findaram sem começar
meu carmas e minhas quimeras
vêem de outros tempos, outras eras

Porém, esse mesmo tempo também me rendeu a sanha
de sempre reassanhar a cabeleira e seguir
fermentando o que me cabe, o que me coube com o passar dos anos
meu vinho não ei de beber sozinho

Nova vida, novos planos, velhos sonhos
eu não desisti de mudar o mundo
eu ainda acredito na arte
E hoje sei que isso não é nenhuma ingenuidade

Amanhã me cabe o futuro
essa encosta de morro
onde ninguém nunca permanece muito tempo
sem virar passado

almejo o que almejam as flores
espalhar beleza em qualquer terreno
sob o lixo, sob o feno, ao natural ou com veneno

Almejo vida que me despetale, que me traga feridas,
mas que nunca me tire o poder e o pudor,
de ainda sem voar,
roubar o beijo do beija-flor

(Daniel Fagundes - Recife - 19/03/2014)

Nenhum comentário: